terça-feira, 28 de agosto de 2018

Funções

Funções, como criar, como usar

A estrutura um skecth de arduino  deve seguir uma ordem, esta ordem tem por objetivo organizar e facilitar o entendimento:

1. Declarar as variáveis, constantes ou "apelidos"
2. Declarar / escrever funções próprias
3. Escrever a função "setup" que define I/Os, inicializa periféricos, ou seja, ajusta as configurações inicias
4. Escrever a função "loop" que cria a rotina de looping para execução do programa

O QUE SÃO FUNÇÕES.

Uma função é, em linhas gerais, uma sequência de comandos que pode ser reutilizada várias vezes ao longo de um programa. Para criar uma função e dizer o que ela faz, nós precisamos fazer uma declaração de função.

Para entender o conceito de função vamos utilizar como exemplo um led ligado ao pino 0 de um Arduino UNO que pisca.



Código para piscar um led que usaremos como exemplo

 


/*
  Objetivo: entender o uso de funções
  Passo 1 - Exemplo de uma atividade: piscar um led ligado ao pino 0
*/

#define led_saida 0   // cria um apelido "led_saida" para o valor 0 (pino 0)

void setup() {  // função executada uma única vez quando pressionado o reset
  pinMode(led_saida, OUTPUT); // inicializa o pino 0 como saída
}

void loop() { // função que fará o programa rodar executar as instruções listadas repetidas vezes
  digitalWrite(led_saida, HIGH);  // liga o led. Coloca nível de tensão alto no pino 0
  delay(1000);                    // espera 1 segundo
  digitalWrite(led_saida, LOW);   // desliga o led. Coloca nível de tesão baixo no pino 0
  delay(1000);                    // espera 1 segundo
}

 



Criando uma função
Note que na função loop temos os comandos que fazem a ação, ou seja, o led piscar
Poderíamos substitui esse conjuntos de comandos a associar a eles um "nome" que permitisse lembrar o que esses comandos fazem (piscar o led).
Abaixo o código para piscar um led com os comandos colocados dentro de uma função

 



/*

  Objetivo: entender o uso de funções
  Passo 2 - Criar uma função que execute alguns comandos
*/

#define led_saida 0   // cria um apelido "led_saida" para o valor 0 (pino 0)

void pisca_led (void){
  digitalWrite(led_saida, HIGH);   // liga o led. Coloca nível de tensão alto no pino 0
  delay(1000);                               // espera 1 segundo
  digitalWrite(led_saida, LOW);    // desliga o led. Coloca nível de tesão baixo no pino 0
  delay(1000);                               // espera 1 segundo
}

void setup() {  // função executada uma única vez quando pressionado o reset
  pinMode(led_saida, OUTPUT); // inicializa o pino 0 como saída
}

void loop() { // função que fará o programa rodar executar as instruções listadas repetidas vezes
  pisca_led();  // executa os comandos que faão o led piscar
}

 


Colocando um parâmetro
Que tal se fosse possível controlar o tempo de on/off do led piscante?
para isso basta passar um dado que indique esse tempo. Aqui este dados é chamado de parâmtero
Abaixo o código para piscar um led com os comandos colocados dentro de uma função recebendo um parâmetro de tempo em segundos

 


/*
  Objetivo: entender o uso de funções
  Passo 3 - Criar uma função que execute alguns comandos recebendo um parâmetro de tempo
*/

#define led_saida 0   // cria um apelido "led_saida" para o valor 0 (pino 0)

void pisca_led (int segundos){
  digitalWrite(led_saida, HIGH);   // liga o led. Coloca nível de tensão alto no pino 0
  delay(1000 * segundos);                               // espera quantos segundos foram passados
  digitalWrite(led_saida, LOW);    // desliga o led. Coloca nível de tesão baixo no pino 0
  delay(1000 * segundos);                               // espera quantos segundos foram passados
}

void setup() {  // função executada uma única vez quando pressionado o reset
  pinMode(led_saida, OUTPUT); // inicializa o pino 0 como saída
}

void loop() { // função que fará o programa rodar executar as instruções listadas repetidas vezes
  pisca_led(2);  // executa os comandos que farão o led piscar com 2 segundos de tempo on e off
}

 



Trabalhando com mais parâmetros
Poderíamos controlar os tempo de on e off?
Para isso basta passar o tempo de on e o tempo de off.
Abaixo o código para piscar um led com os comandos colocados dentro de uma função recebendo dois parâmetros de tempo para on e off em segundos

 


/*
  Objetivo: entender o uso de funções
  Passo 4 - Criar uma função que execute alguns comandos recebendo dois parâmetros de tempo on e off
*/

#define led_saida 0   // cria um apelido "led_saida" para o valor 0 (pino 0)

void pisca_led (int segundos_on, int segundos_off){
  digitalWrite(led_saida, HIGH);   // liga o led. Coloca nível de tensão alto no pino 0
  delay(1000 * segundos_on);                               // espera quantos segundos de on foram passados
  digitalWrite(led_saida, LOW);    // desliga o led. Coloca nível de tesão baixo no pino 0
  delay(1000 * segundos_off);                               // espera quantos segundos de off foram passados
}

void setup() {  // função executada uma única vez quando pressionado o reset
  pinMode(led_saida, OUTPUT); // inicializa o pino 0 como saída
}

void loop() { // função que fará o programa rodar executar as instruções listadas repetidas vezes
  pisca_led(3,2);  // executa os comandos que farão o led piscar com 3 segundos de tempo on 2 segundos de tempo off
}

 

ATIVIDADE:

Utilizando a função delay (que gera um atraso de 1ms) construa um skech com:
uma função que gere múltiplos de 1s
pisque um led utilizando essa função, com tempos de ON=1s e OFF=2s

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