A IDE do Arduino já vem "recheada" de exemplos.
O exemplo clássico é "Blink", que é um led piscante.
- Piscar um LED corresponde a mudar o estado lógico de uma saída
- Para termos o efeito visual de piscar um LED é necessário ligar e em sequência desligar uma saída lógica.
- Esta ação deve acontecer de forma repetitiva (loop)
- Como o microcontrolador trabalha sob um circuito de clock elevado (16MHz), as ações efetuadas ocorrem em um tempo muito pequeno, de forma que o olho humano não percebe essas mudanças.
- Visualmente é como se o LED estivesse permanentemente ligado.
- Para poder ver o efeito é necessário incluir um tempo visível ao olho humano .
Construindo um sketch através de um exemplo
Arduino.cc - Blink
Com seu Arduino conectado ao computador e devidamente configurado, abra o
menu Arquivo > Examplos > 01. Basics > Blink.
Uma nova janela deve ser aberta com um programa carregado.
Na "Área de programação" teremos um logo comentário explicando o que faz o programa como ele está configurado e dados sobre o autor e data.
O programa consiste em
void setup() {
// initialize digital pin LED_BUILTIN as an output.
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}
// the loop function runs over and over again forever
void loop() {
digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH); // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
delay(1000); // wait for a second
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW); // turn the LED off by making the voltage LOW
delay(1000); // wait for a second
}
Transferindo o programa para placa
Clique no botão "Gravar o programa na placa", que o Sketch será compilado e transferido para a placa.
Botão "Gravar o programa na placa" marcado em vermelho
As placas UNO e MEGA tem um led ligado ao pino digital 13, por não há necessidade de ligar nenhum hardware externo a placa. Após a compilação e carga do programa o led começará a piscar com tempos de on e off de 1 segundo.
Placas UNO e Mega com led conectado a saída digital 13 marcado em vermelho
Ligando a placa a um hardware externo (resistor e led) montado na protoboard
Usando um simulador
Clique no Menu "Sketch/Exportar Binário Compilado"
A IDE compila o Sketch, verifica erros e gera um arquivo ".HEX" que contém o programa no formato que o microcontrolador entende. Esse aquivo pode ser utilizado no simulador.
Entendendo o Código
O código do exemplo Blink é relativamente simples, porém apresenta a estrutura básica de um programa desenvolvido na IDE Arduino. Inicialmente nota-se que existem duas funções obrigatórias em um programa Arduino, setup() e loop().
A função setup () é executada na inicialização do programa e é responsável pelas configurações iniciais do microcontrolador, tal como definição dos pinos de I/O, inicialização da comunicação serial, entre outras.
A função loop () será onde ocorrerá o laço infinito da programação, ou seja, onde será inserido o código que será executado continuamente pelo microcontrolador.
Dentro do loop principal está o código que fará o led ligado pino 13 piscar em intervalos de 1 segundo.
A função digitalWrite(led, HIGH); coloca o pino em nível lógico 1, ligando o led.
A função delay(1000); aguarda o tempo de 1000 ms, ou seja, 1 segundo para que possa ser executada a próxima instrução.
A função digitalWrite(led, LOW); coloca o pino em nível lógico 0, desligando o led.
E novamente é esperado 1 segundo com a função delay();
O loop é repetido infinitamente enquanto a placa estiver ligada.
Atividades:
- Construa um novo sketch baseado no exemplo blink e modifique o tempo de "on" para 2 segundos
- Construa um novo sketch baseado no exemplo blink e modifique a ligação do led para o pino 10
- Construa um novo sketch baseado no exemplo blink de forma a termos 2 led ligados nas saídas 11 e 12 de forma que pisquem de forma alternada (quando um está ON o outro está OFF) com tempos de ação de 1,5 segundos
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